O Corpo, a Escrita e o Arquivo: Laboratório Colaborativo

Facilitado por Paula Pinto (Performing The Archive) e Fehras Publishing Practices, em colaboração com Xavier de Sousa, este laboratório é focado na partilha colectiva de processos de interpretação de arquivos, tanto como prática de escrita reflexiva/crítica, como processo performativo transnacional. Explorando as interseções entre arquivo e a reflexão crítica, propomos pensar o corpo em contexto de performance e a as possibilidades de tridimensionalidade do arquivo.
Estando o festival e Laboratório quase no final e podendo existir propostas que possam ser incorporadas no arquivo a produzir, recomenda-se às pessoas participantes que tragam as ferramentas de que necessitem para propôr arquivos.
Performingborders é uma plataforma de investigação curatorial e partilha de conhecimento, que explora as relações entre performance, o espaço digital e as noções e experiências vividas de fronteiras interseccionais. Gerido por Xavier de Sousa e Anahí Saraiva Herrera, performingborders tem desenvolvido o projeto Live Art Writers Network (LAWN), que visa abrir espaços, programar residências, coprodução e publicação de comissões de escrita experimental, crítica e reflexiva em diálogo com a performance e live art. Concebido e desenvolvido em colaboração com Linha de Fuga, esta nova edição do projeto Live Art Writers Network propõe um programa de acompanhamento híbrido do festival, convidando artistas locais e internacionais a criar arquivos de experiências e conexões a partir da programação, abrir espaços de partilha e conversa, e laboratórios de desenvolvimento de práticas de escrita crítica e reflexiva.