We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Poemas de Deus e do Diabo

21 Fev10:00
-
15:00
Casa da Escrita
Literatura
Preço:
Entrada livre

A Casa da Escrita vai evocar, no próximo dia 21 de fevereiro, o centenário da publicação de “Poemas de Deus e do Diabo”, de José Régio. A primeira edição da obra e a forte ligação do escritor a Coimbra são o ponto de partida para um programa que reúne vários especialistas da obra regiana. A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 15h00 e inclui a apresentação da revista “Estudos Regianos”, uma conversa temática, um momento musical e uma visita guiada por lugares da cidade associados ao autor. A participação é gratuita. A ação resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra e o Centro de Estudos Regianos.


O programa tem início às 10h00, com a sessão de abertura. Às 10h30 é apresentada a revista “Estudos Regianos”, num número evocativo da publicação da obra, que inclui fac-símile da edição original. A apresentação estará a cargo de Isabel Cadete Novais e Manuel Matos Nunes.


Segue-se, às 11h00, a conversa “Régio em Coimbra”, conduzida por António Leita da Costa e moderada por Isabel Ponce de Leão. O debate incidirá sobre o prestígio de José Régio na literatura portuguesa do século XX e sobre a sua ligação à cidade de Coimbra e ao ambiente cultural e literário da época.


O programa da manhã encerra às 12h00 com um apontamento poético e musical por Manuel Sobral Torres.


Visita guiada pelos “topoi regianos” em Coimbra

A partir das 15h00, realiza-se a visita guiada “Topoi regianos em Coimbra”. O percurso conduzirá os participantes por espaços marcantes da vivência académica e cultural do escritor na cidade.


A iniciativa destaca a importância dos lugares que influenciaram o seu percurso literário. Na obra “Confissão dum Homem Religioso”, Régio refere-se a Coimbra como “um local de anos felizes e frutuosos, de aprendizagem e criação”.