Centenário Carlos Paredes - Concerto de Homenagem

Espetáculo inserido na programação do Festival CORRENTES DE UM SÓ RIO - 8.ª Edição. Encontro da Canção, do Fado, da Música e das Guitarras de Coimbra, que se realiza de 1 a 5 de outubro de 2025.
A 16 de fevereiro de 2025 celebrou-se o centenário de Carlos Paredes, figura ímpar da música portuguesa e universal. Compositor e intérprete virtuoso, era também um humanista de uma bondade desarmante, recorda Luísa Amaro, sua companheira de vida e palco.
Paredes transformava-se em palco: o homem tímido dava lugar ao gigante que, com um dedilhar inconfundível, emocionava plateias, em Portugal e além-fronteiras.
Com uma carreira marcada pela inovação e pela abertura a novas sonoridades, Carlos Paredes revolucionou a guitarra portuguesa. Este ano, o seu legado será celebrado com concertos, exposições e projetos especiais.
Amplamente considerado como um dos mais importantes e influentes artistas do século XX, um génio e poeta da guitarra portuguesa, que se destacou, tanto pela sua mestria técnica, como pelo seu talento como compositor, Carlos Paredes é responsável por um repertório original que levou ao mais alto nível as possibilidades expressivas da guitarra portuguesa e que contribuiu para a popularização deste instrumento junto de vastas audiências.
O concerto de homenagem a Carlos Paredes, no Convento São Francisco, conta com os músicos convidados: Carlos Alberto Moniz, Ana Telles, Inês Vaz, Gonçalo Lopes, Simão Mota, Mafalda Lemos, Luísa Amaro, Alma Menor: Tiago Morais e Tiago Marques, Mário Laginha, Miguel Amaral.
No próprio dia do espetáculo, pelas 18h00, será apresentada no Foyer do Grande Auditório do Convento São Francisco a segunda edição do livro "Amigo Paredes”, uma obra com imagens inéditas de Carlos Paredes, prefácio de José Jorge Letria e texto inicial de Paulo Sérgio Santos, contendo igualmente cerca de 30 entrevistas com amigos do artista. O livro será apresentado por Luísa Amaro.
Ficha Artística/Técnica
Produção: Luís Nazaré Gomes
Edição de imagem e vídeo: Pedro Sena Nunes
Técnico de som: Tó Pinheiro da Silva
Músicos convidados: Carlos Alberto Moniz, Ana Telles, Inês Vaz, Gonçalo Lopes, Simão Mota, Mafalda Lemos, Luísa Amaro, Mário Laginha e Miguel Amaral
Alma Menor: Tiago Morais e Tiago Marques