We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Almas Re-descobertas

Exposições
Público:
Todos os públicos
Preço:
Entrada livre
A exposição “Almas Re-descobertas”, do artista João Rebelo, uma homenagem à vida e obra de 38 mulheres notáveis de língua portuguesa, pode ser vista na Casa da Cidadania da Língua (CCL). A mostra, patente até 15 de abril, destaca as contribuições destas mulheres na cultura e na sociedade, através de retratos em aquarela que capturam as suas essências e realizações. A Casa da Cidadania da Língua está aberta de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

O projeto proposto, inspirado pela leitura da obra de Maria Lamas, "As Mulheres do Meu País", sugere um mergulho profundo e inovador no universo das mulheres que marcaram a história da cultura lusófona através de suas contribuições nas artes, na ciência e em outros campos do saber. A proposta de recriar e trazer à luz as histórias de escritoras, pintoras, cientistas e outras mulheres, seja pela sua relativa obscuridade ou pelo esquecimento ao qual foram relegadas, tem um valor inestimável tanto para o reconhecimento da herança cultural quanto para a valorização da diversidade e da riqueza da língua portuguesa.

Este trabalho antropológico e cultural sobre a condição da mulher durante o século XX e, por extensão, nos séculos que lhe antecederam e sucederam, serve como um instrumento de justiça social e histórica. A exposição permite não apenas uma revisão crítica da historiografia tradicional, frequentemente centrada em figuras masculinas, mas também promove
Sessões passadas
01 Mar18:00
-
15 Abr19:00
Casa da Cidadania da Língua