We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Mónica e o desejo

Cinema e audiovisual

Mónica e Harry partem um dia, no barco do pai dele, sem destino certo. Chegam a uma ilha no arquipélago de Estocolmo, local onde o casal se abandona ao amor. Mas Mónica, sempre instável, cria um fatalismo dramático e inicia uma vida de liberdade dúbia.


 


É o filme mais original do mais original dos cineastas. […] A sua câmara procura apenas uma coisa: agarrar o momento presente naquilo que tem de mais fugidio e aprofundá-lo para lhe dar valor de eternidade.

— Jean-Luc Godard


 


Nenhuma outra arte – nem a pintura nem a poesia – conseguem comunicar a qualidade específica dos sonhos tão bem quanto o cinema. Quando as luzes se apagam numa sala de cinema e aquele ponto de luz branca se abre para nós, o nosso olhar pára, instala-se e torna-se bastante estável. Sentamo-nos apenas ali, deixando que as imagens fluam sobre nós. A nossa vontade cessa. Perdemos a capacidade de resolver as coisas e de colocá-las nos seus devidos lugares. Somos arrastados para uma sequência de eventos – somos participantes de um sonho. E criar sonhos… aí está um trabalho sumarento.

— Ingmar Bergman

Sessões passadas
10 Set18:30
TAGV