We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Estás na Moda ou na Merda?

Compilação de pequenos textos de reflexão sobre temas sociopolíticos, culturais e comportamentais, “Estás na moda ou na merda?” reflete a vivência do mundo, de Portugal, do coletivo e de muitas existências particulares entre impasses e conflitualidades, que, em vez de os encararmos, tentamos disfarçá-los, renegando dessa forma as possibilidades alternativas, que também existem.


No prefácio, a cantora, compositora e ativista, Cátia Oliveira, mais conhecida por A Garota Não, escreve: “Estes textos falam de nós. Ninguém fica de fora, não há banco para suplentes, a convocatória é geral. Vítor Belanciano consegue assinalar com uma clareza acutilante alguns dos mais violentos temas dos nossos dias, mas fá-lo sem se colocar no lugar de alguém que é melhor do que o outro. É observador, questiona, interpela, mas sabe-se como parte deste todo. Tão belo e tão falho.”


“Nestes textos, não existem vítimas nem culpados. Existe, sim, um vaivém heurístico entre distopia e utopia. E no fim, vence uma certa reflexividade utópica curiosamente muito próxima do realismo utópico de Anthony Giddens», enuncia a investigadora Paula Guerra.


O lançamento do livro em Coimbra conta com a presença do autor, o jornalista e critico cultural Vítor Belanciano, o urbanista e investigador José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro, a pesquisadora e assessora de arte Ekua Yankah, do Centro de Investigação Artística Hangar, e Hugo Oliveira (Cobramor), poeta e editor, à frente da Traça Edições, responsável pela publicação. Feitas as apresentações, o momento convida à conversa.