We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Ditadura, Revolução, Democracia - 25 de Abril

26 Fev09:00
-
28 Abr20:30
Biblioteca Municipal de Coimbra
Exposições
Público:
Todos os públicos
Preço:
Entrada livre
A exposição, dinamizada e gerida pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, conta com o apoio de Pedro Maia, docente na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) na conceção gráfica, a coordenação científica de uma equipa de investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS-20) e o apoio institucional da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril.

A mostra vai estar patente nos 19 municípios que integram a CIM-RC: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Na Biblioteca Municipal de Coimbra, a exposição, que vai estar patente na Sala do Catálogo, até 28 de abril, vai ser complementada com alguns registos (da palavra e da música) que a censura tentou silenciar durante o Estado Novo. Assim, a Biblioteca Municipal de Coimbra vai expor alguns ex-libris intitulados “Letras de Liberdade, com fotografias e publicações periódicas sobre o 25 de Abril do espólio da Biblioteca Municipal de Coimbra. A estes registos juntam-se, ainda, algumas das vozes que cantaram a liberdade: José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, José Fanha, José Jorge Letria, Samuel, Ondina, Manuel Corgas, Fernando Tordo, Tonicha, Maria da Glória, Luís Cília.