We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Projeto X-MEN: Masculinidades, empatia e não-violência

06 Mai18:00
-
30 Jun20:00
Convento São Francisco
Exposições
Conferências e Congressos
Público:
Todos os públicos
Preço:
Gratuito
Que poderes são estes? Será que os tenho? Serei normal ou um mutante? Seremos todos mutantes, mas ainda não o sabemos? Algo está a faltar, mas o quê? Teremos a capacidade de sermos quem nós queremos ou estamos para sempre confinados a ser aquilo que outros querem que sejamos?
O projeto X-MEN "Masculinidades, empatia e não-violência” inspirou-se nas bandas desenhadas da Marvel, criadas por Stan Lee e Jack Kirby em 1963. Nos livros, conhecidos pelos super-poderes dos personagens e por explorarem temas como o preconceito, a diversidade ou a identidade, os X-Men são uma subespécie de humanos que lutam pela paz e pela igualdade entre humanos "normais” e mutantes. Este conflito é frequentemente comparado com conflitos do mundo real vividos por grupos minoritários. Os X-MEN sempre representaram a diversidade, a diferença e o desajustado, com poderes que se manifestam na adolescência e os deixa muitas vezes sem saber o que fazer, constituindo a analogia perfeita dos jovens rapazes e raparigas dos Centros Educativos onde decorreu o projeto. O projeto X-MEN utiliza a analogia dos mutantes para promover a capacidade de auto-transformação tentando simultaneamente quebrar ciclos intergeracionais de violências.
Aquilo a que se chama de masculinidades dominantes e hegemónicas pode ser reimaginado, renegociado e reconstruído, seja através da compreensão dos novos padrões de violência que se devem prevenir, por um lado; e da compreensão, adoção e prática do cuidado enquanto proposta transformadora nas vidas de jovens, mutantes, adolescentes, com super-poderes.
O principal objetivo de X-MEN foi a promoção de masculinidades não violentas, empáticas e cuidadoras, e o desenvolvimento de estratégias que quebrem ciclos de estigma, contribuindo desta forma para a prevenção sustentável da violência, ao mesmo tempo que procurou promover igualdade de género em três países: Portugal, Espanha e Croácia.
A liberdade, estar privado dela, regressar exatamente ao passado, ao que era antes, ter uma vida entre lugares. Lugares que se podem transformar, através da arte, da escuta, da confiança. Foi essa a mensagem de X-MEN para todos e todas as mutantes com super-poderes. 


Programa

Exposição "Entre Lugares” de Babu com curadoria de Pedro Vaz
Inauguração a 6 de maio às 18h00
- Sessão de abertura com a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz; com a Vice-Diretora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Antonieta Reis Leite; e com a co-coordenadora do Observatório Masculinidades.pt, Tatiana Moura.
- Visita guiada à exposição "Entre Lugares” pelo artista Babu.

7 de maio a 30 de junho
15h00 às 20h00 (última entrada às 19h30) | De quarta a segunda-feira
Visitas para grupos escolares mediante marcação prévia através do email pemp1@coimbraconvento.pt


Conversa com Haydée Caruso sobre o projeto XMEN no âmbito do ciclo Masculinidades em Debate do Observatório Masculinidades.pt
6 de maio, seguida da sessão de inauguração da exposição "Entre Lugares”
Café-concerto


Conversa "Uma vida só não chega”, com António Brito Guterres e Babu, em parceria com o Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação (CC-Edu) e o Observatório Masculinidades.pt do CES, com visita de alunos e alunas de escolas de Coimbra no âmbito do ciclo Masculinidades em Debate
28 de junho às 18h00
Project Room