Infertilidade: a doença invisível? | Conversas Improváveis
No mês em que se assinalou o Dia Mundial da Fertilidade, a 9ª Conversa Improvável, com o tema “Infertilidade: a doença invisível?” decorre no dia 21 de Novembro, das 12h às 13h, no RÓMULO. Esta conversa conta com a participação da Doutora Ana Paula Sousa, embriologista clínica sénior e investigadora no CNC-UC/CIBB; da Dra. Sara Ribeiro, psicóloga e doutoranda em psicologia clínica e da saúde na Universidade de Coimbra , da Dra. Tânia Batista, arquiteta e cofundadora da empresa NRTB em Coimbra e da Professora Doutora Teresa Almeida Santos, médica especialista em ginecologia e obstetrícia, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, diretora do departamento de ginecologia, obstetrícia, reprodução e neonatalogia do CHUC e coordenadora científica da EUGIN Coimbra.
A conversa será moderada por Sandra Amaral, investigadora do CNC-UC/CIBB e será ilustrada ao vivo pelo artista de banda desenhada Rui Tavares. O momento cultural irá incluir uma exposição de desenhos feitos por crianças em várias atividades de comunicação de ciência em saúde reprodutiva e a apresentação do livro “Essa (não) é uma pergunta fácil”, das investigadoras Sandra Amaral e Ana Vasconcelos.
A infertilidade é uma doença que atinge uma em cada 6 pessoas ao longo da vida, sendo que em Portugal se estima afetar cerca de 300 mil casais. É reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como um grave problema de saúde pública que afeta homens e mulheres. Esta doença tem um grande impacto na vida, saúde e bem-estar dos casais afetados, que sofrem frequentemente de problemas psicossociais e financeiros.
Sendo uma doença sem sintomas, como podemos antecipar o seu diagnóstico e intervenção atempada? Quais são os tratamentos disponíveis e qual a sua taxa de sucesso? Que consequências tem para o casal esta jornada da infertilidade? Devemos investir mais na promoção da literacia em saúde reprodutiva?
Nesta conversa, vamos tentar dar resposta a estas e outras perguntas.
O evento é aberto a toda a comunidade e a entrada é livre.
As Conversas Improváveis representam uma iniciativa do grupo de ação de comunicação da linha de investigação em Metabolismo, Envelhecimento e Doença (MED) do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) da Universidade de Coimbra, e pretende fomentar a literacia em ciência e saúde com discussões informais, com abordagens dos temas de várias perspetivas, para promover a consciencialização sobre diversas doenças, e incentivar ações e decisões antecipadas e informadas, contribuindo, em última análise, para uma sociedade mais saudável.
As Conversas Improváveis decorrem em vários locais icónicos da Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, nomeadamente no Rómulo – Centro de Ciência da UC, no Museu da Ciência, no Jardim Botânico e no UC Exploratório, apenas para citar alguns.
A próxima conversa improvável, moderada pela Doutora Raquel Alves e Doutora Salomé Pires, terá lugar no dia 19 de Dezembro (mês em que se assinala o Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social), às 12h00 em local a anunciar.
Coordenam esta iniciativa o grupo de ação em comunicação da linha de Metabolismo, Envelhecimento e Doença do CIBB-UC: Ana Isabel Duarte, Anabela Marisa Azul, Ermelindo Leal, Ilda Ribeiro, Manuela Grazina, Raquel Alves, Salomé Pires, Sandra Amaral.