Infertilidade: a doença invisível?
No mês em que se assinalou o Dia Mundial da Fertilidade, a 9ª Conversa Improvável, com o tema “Infertilidade: a doença invisível?” decorre no dia 21 de Novembro, das 12h às 13h, no Rómulo Centro de Ciência da Universidade de Coimbra, sito no Departamento de Física (Pólo 1). Esta conversa conta com a participação da Doutora Ana Paula Sousa, embriologista clínica sénior e investigadora no CNC-UC/CIBB; da Dra. Sara Ribeiro, psicóloga e doutoranda em psicologia clínica e da saúde na Universidade de Coimbra , da Dra. Tânia Batista, arquiteta e cofundadora da empresa NRTB em Coimbra e da Professora Doutora Teresa Almeida Santos, médica especialista em ginecologia e obstetrícia, professora da faculdade de medicina da Universidade de Coimbra, diretora do departamento de ginecologia, obstetrícia, reprodução e neonatalogia do CHUC e coordenadora científica da EUGIN Coimbra.
A conversa será moderada por Sandra Amaral, investigadora do CNC-UC/CIBB e será ilustrada ao vivo pelo artista de banda desenhada Rui Tavares. O momento cultural irá incluir uma exposição de desenhos feitos por crianças em várias atividades de comunicação de ciência em saúde reprodutiva e a apresentação do livro “Essa (não) é uma pergunta fácil”, das investigadoras Sandra Amaral e Ana Vasconcelos.
A infertilidade é uma doença que atinge uma em cada 6 pessoas ao longo da vida, sendo que em Portugal se estima afetar cerca de 300 mil casais. É reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como um grave problema de saúde pública que afeta homens e mulheres. Esta doença tem um grande impacto na vida, saúde e bem-estar dos casais afetados, que sofrem frequentemente de problemas psicossociais e financeiros.
Sendo uma doença sem sintomas, como podemos antecipar o seu diagnóstico e intervenção atempada? Quais são os tratamentos disponíveis e qual a sua taxa de sucesso? Que consequências tem para o casal esta jornada da infertilidade? Devemos investir mais na promoção da literacia em saúde reprodutiva?
Nesta conversa, vamos tentar dar resposta a estas e outras perguntas.
O evento é aberto a toda a comunidade e a entrada é livre.
As Conversas Improváveis representam uma iniciativa do grupo de ação de comunicação da linha de investigação em Metabolismo, Envelhecimento e Doença (MED) do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) da Universidade de Coimbra, e pretende fomentar a literacia em ciência e saúde com discussões informais, com abordagens dos temas de várias perspetivas, para promover a consciencialização sobre diversas doenças, e incentivar ações e decisões antecipadas e informadas, contribuindo, em última análise, para uma sociedade mais saudável.
As Conversas Improváveis decorrem em vários locais icónicos da Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, nomeadamente no Rómulo – Centro de Ciência da UC, no Museu da Ciência, no Jardim Botânico e no UC Exploratório, apenas para citar alguns.
A próxima conversa improvável, moderada pela Doutora Raquel Alves e Doutora Salomé Pires, terá lugar no dia 19 de Dezembro (mês em que se assinala o Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social), às 12h00 em local a anunciar.
Coordenam esta iniciativa o grupo de ação em comunicação da linha de Metabolismo, Envelhecimento e Doença do CIBB-UC: Ana Isabel Duarte, Anabela Marisa Azul, Ermelindo Leal, Ilda Ribeiro, Manuela Grazina, Raquel Alves, Salomé Pires, Sandra Amaral.