We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Festa da Flor e da Planta

17 Mai10:00
-
17:30
Baixa de Coimbra
Mercados, Festas, Feiras e Romarias
Público:
Todos os públicos
Preço:
Entrada livre
A Festa da Flor e da Planta, organizada pela Divisão de Cultura da CM de Coimbra, com o apoio da Divisão de Espaços Verdes e Jardins, vai reunir perto de 50 expositores, incluindo viveiristas, floristas, associações culturais, sociais e folclóricas, além de outros agentes ligados ao património verde. O objetivo é sensibilizar a população para a importância das plantas e do seu impacto na conservação do meio ambiente, na melhoria da agricultura e na produção sustentável de alimentos.

Um dos principais atrativos é a construção de tapetes floridos, concebidos maioritariamente com flores naturais, e que vão estar exibidos em várias ruas da Baixa. Estes trabalhos artísticos são fruto da colaboração de 17 associações do concelho, sobretudo de cariz etnográfico, conferindo ao evento um caráter criativo e intergeracional.

Os tapetes vão estar localizados no átrio da Câmara Municipal, Praça 8 de Maio, Igreja de Santa Cruz, Rua Direita e Rua da Moeda, Rua da Louça, Rua do Corvo e Largo do Poço, Rua dos Sapateiros, Rua das Padeiras, Rua Paço do Conde e Largo Paço do Conde, Igreja de São Tiago, Igreja de São Bartolomeu, Praça do Comércio e Escadas do Gato.

A iniciativa será, ainda, marcada por vários momentos de animação, com destaque para a recriação de tradições da região de Coimbra, a cargo de coletividades locais, seja através de um desfile etnográfico, que acontece entre as 11h00 e as 12h00, no qual não faltarão os pregões de outrora usados na venda de rua, seja pela presença de expositores com gastronomia e doçaria tradicional, que estarão localizados na Praça do Comércio.

A animação decorre ao longo de todo o dia, com apontamentos distintos, pelas artérias da Baixa. A programação arranca com a atuação da Banda Filarmónica de Ceira, às 10h00, seguindo-se o desfile etnográfico, das 11h00 às 12h00. Já no período da tarde, às 15h00, atua o grupo de concertinas “Sons de Casconha”, às 16h30, o Grupo de Cavaquinhos da Escola de Música da Confraria dos Amigos do Negalho e da Freguesia de Almalaguês e, por fim, às 17h00, há uma apresentação pelo Grupo de Cavaquinhos Tiroliro, da Associação Apojovi/Aposenior.