We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Jogo do Sério #7

07 Jun00:00
-
05 Out00:00
MUSEU Av. João das Regras, 28 Praça Cortes de Coimbra
Exposições

o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (Círculo) apresenta a sétima edição do ciclo expositivo «Jogo do Sério», uma proposta curatorial de Daniel Madeira. As obras estarão em exibição até 5 de outubro de 2025, no MUSEU, um dos equipamentos do Círculo na cidade, situado na Avenida João das Regras, 28 – Praça Corte. Este espaço está aberto todos os dias, 24 horas por dia, com acesso livre.



Nesta edição, o desafio lançado em open call à comunidade artística foi o de apresentar propostas que estabelecessem um diálogo visual com a obra A Splitting Headache (2013), de Christian Andersson. De entre vinte candidaturas recebidas, foi selecionada a obra Amálgama (2023), de Tales Frey, agora apresentada em diálogo com a peça de Andersson.



A obra de Christian Andersson convida o público a encarar o jogo de frente — literalmente — tal como aprendemos na infância: sem sorrir, pestanejar ou desviar o olhar. Uma performance de imobilidade e tensão, onde o confronto silencioso entre dois corpos (ou obras) se transforma em metáfora para o embate simbólico de ideias e perceções.



A singularidade do projeto «Jogo do Sério» reside na sua abertura à participação do público, através de convites regulares à apresentação de propostas que dialoguem com obras previamente selecionadas. Após deliberação do júri, a proposta escolhida foi Amálgama, uma fotografia de Tales Frey cuja relação visual e conceptual com a peça de Andersson foi considerada particularmente relevante no contexto do projeto. «A relação entre A Splitting Headache e Amálgama pareceu, ao júri, a mais apropriada tendo em conta o pressuposto curatorial, não obstante a qualidade das diversas propostas enviadas», refere Daniel Madeira.