Rasante - Joana Levi

Rasante é um plano de encontros, um roçar de bordas, entre feridas e tesouros, curas e cicatrizes, onde o inaudito pode tornar-se caminho e o dito, um vizinho bem vindo.
A partir de um olhar sobre processos de migração e extinção de aves, Joana Levi concebe Rasante, uma performance que se desenrola como uma fábula meditada ou uma meditação fabulada, colocando em jogo perspetivas e conflitos interespécies. Neste jogo, o sedimento das fronteiras hierárquicas estabelecidas entre "Humano” e "Animal” aparece como máquina replicadora de relações coloniais, racionalistas, supremacistas que não cessam de entulhar e aterrar o presente do futuro.
Programação integrada no Festival Linha de Fuga - Festival e Laboratório Internacional de Artes Performativas. De 6 a 29 de Novembro de 2025, Linha de Fuga apresenta uma programação de espetáculos, performances, conversas e workshops que propõe explorar a "Performatividade da Amizade” como forma de resistência e construção de coletivo. Programação total disponível em www.linhadefuga.pt
Ficha Artística/Técnica
Direção artística, texto, performance e vídeo: Joana Levi
Direção técnica e operação: Gonçalo Alegria
Luz e som: Leticia Skrycky e Artur Pispalhas
Assistência de ensaios: Paula Delecave.
Ensaios / residências: PENHA SCO, Espaço do Tempo, Estúdios Victor Córdon.
Agradecimentos: Ritó Natálio, Keli Freitas, António Jorge Gonçalves, Sónia Baptista, Inês Catry, Bruno Martins, Julia Salem.