We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Festival Lux Interior24: António Olaio e Richard Strange — The Black Square

Duas personagens num futuro distópico, mas próximo, verdade e artifício, onde se está na iminência de uma afasia generalizada. O fim das imagens como o fim do mundo.


António Olaio pintor e performer. As suas apresentações no início dos anos 80 levaram-no à música. Foi um dos fundadores do grupo de rock Repórter Estrábico em 1986 e, desde 1995, as canções que faz com João Taborda e muitos outros músicos são frequentemente apresentadas nos seus vídeos e exposições. “Anywhere Else” ( último álbum) contou com as colaborações de Richard Strange, Victor Torpedo, Vitor Rua, Frederico Nunes, Anselmo Canha, Paulo Furtado, José Valente, Érika Machado, Silvestre Correia, Susana Chiocca, Luís Figueiredo, Ana Deus, Haarvöl , Pedro Tudela e Miguel Carvalhais. A sua recente colaboração com o músico, ator, performer Richard Strange tem resultado em projetos musicais, mas também performativos como a peça/performance “When you awake, you will remember nothing”, apresentada em Coimbra, Lisboa, Porto e Londres. Tem apresentado exposições individuais e performances em Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha, EUA, Reino Unido. 


Richard Strange desde a criação da sua banda Doctor’s of Madness em 1975, tem sido como Zelig, com uma presença sentida em todos os cantos da vida cultural de Londres. Fundou o influente Cabaret Futura em 1980, um lugar para concertos e performances onde bandas como os Depeche Mode apresentaram os seus primeiros concertos. Como ator, trabalhou com Tim Burton, Neil Jordan, Martin Scorsese, Harmony Korine, Bob Wilson.