From Schizoradio to Radiophonic Theatricality: Interdisciplinary Concepts and Practices

No próximo dia 28 de abril, pelas 15h00, terá lugar o seminário “From Schizoradio to Radiophonic Theatricality: Interdisciplinary Concepts and Practices” no âmbito das Afinidades Disciplinares, que contará com a participação de Ferdinand Klüsener, investigador e professor na Martin Luther University Halle-Wittenberg, na Sala de Seminários do CEIS20. Para assistir ao seminário é necessária inscrição.
Numa publicação recente, o artista de rádio Tetsuo Kogawa descreve uma correlação entre o conceito de inconsciente maquínico de Félix Guattari e a filosofia da história de Walter Benjamin. Como pode este pensamento teórico, que ativa dois quadros conceptuais fundamentais do longo século XX, informar as práticas estéticas radiofónicas?
O seminário destina-se a todos os interessados em rádio-arte experimental, esquizoanálise ou na dimensão política dos media. Além disso, os participantes receberão uma tradução inédita em inglês do texto de Tetsuo Kogawa “Recycling Techniques”, do livro de 1978 “主体の転換” (Changing the Subject).
Biografia
Ferdinand Klüsener (1985, Berlim Oriental) é um académico e artista de rádio especializado em teoria radiofónica e dramaturgia. Doutorado pela Universidade Ruhr de Bochum, lecionou na RUB e na Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg. É o diretor artístico da Anderer Kunstverein e.V. Os seus projetos artísticos receberam vários prémios, incluindo o prémio principal do Festival de Peças de Rádio de Berlim na Akademie der Künste pela sua peça de rádio Fatzer Versuch #1. Além da sua prática artística, traduziu textos fundamentais de Tetsuo Kogawa sobre rádio livre e teoria dos media e apresentou a sua investigação em inúmeras conferências internacionais, incluindo a conferência da International Brecht Society em Tel Aviv e a conferência da Network for European Avant-Garde and Modernism Studies em Lisboa. Os seus trabalhos publicados exploram temas que vão de Brecht a Guattari e à educação cultural. O seu ensino dá ênfase à interseção entre a investigação teórica e a experimentação artística.