Haverá Eleições.

A 25 de abril de 1975, um ano após a Revolução dos Cravos, os portugueses puderam pela primeira vez votar em eleições livres com sufrágio universal. A eleição da Assembleia Constituinte representou não só o cumprimento de uma promessa do Movimento das Forças Armadas, responsável pelo derrube do regime autoritário do Estado Novo, mas também o início de uma nova etapa na transição democrática do país. A exposição "Haverá Eleições. 1975: as primeiras eleições livres em Portugal” evoca esse momento histórico singular.
Apresentada no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a exposição reúne um vasto material audiovisual, fotografias, imprensa da época e documentos que retratam o período intenso que se viveu antes, durante e após as eleições de 25 de abril de 1975.
Recorrendo a extensos recursos audiovisuais, alguns deles inéditos ou raramente vistos, a exposição oferece uma experiência imersiva e sensorial, dando conta da complexidade e do entusiasmo desse período histórico.
"Haverá Eleições” inclui ainda um documentário da realizadora e argumentista Cláudia Varejão, que revisita as eleições de 1975 através das imagens da noite e de testemunhos de quem viveu as primeiras eleições livres portuguesas. Com produção da TERRATREME, a realização do documentário foi apoiada pelo Programa Democracia e Sociedade Civil da Fundação Calouste Gulbenkian.
"Haverá Eleições” é uma iniciativa conjunta da Comissão Comemorativa dos 50 anos 25 de Abril e da Assembleia da República, com curadoria da cineasta Catarina Vasconcelos e do politólogo Pedro Magalhães.
Ficha Artística / Técnica
Iniciativa da Assembleia da República e da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril
Curadores: Catarina Vasconcelos e Pedro Magalhães
Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt