Programação de dezembro no Museu Municipal
Programa de Natal convida à descoberta da luz como símbolo criativo
Entre 2 e 23 de dezembro e nos dias 2 e 6 de janeiro de 2026, decorre o Programa de Natal 2025 do MMC, de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h00. Este ano, o programa conta com a parceria do ITAP – Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, através do curso de Animador Sociocultural, e convida à descoberta da luz como símbolo de criatividade, sabedoria e partilha.
As oficinas decorrem em vários núcleos do Museu Municipal e exploram temas como a arte, a história, a música e o património da cidade. No Edifício Chiado, destaca-se a oficina “651 Horas a Desenhar!”, uma proposta participativa e colaborativa inspirada na exposição “em mim e em ti (mesmo sem o sabermos)”, que envolve também uma visita à Sala da Cidade. No mesmo espaço realizam-se as oficinas “Mil e Uma Histórias!” e “A viagem do prato azul!”, com sessões nos dias 5, 9, 10 e 11 de dezembro, dirigidas a crianças, jovens e público sénior, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
A Torre de Almedina acolhe a oficina “Luzes sobre a Cidade!”, que cruza o sonho do Marquês de Pombal com a magia das iluminações natalícias. Na Torre de Anto, a oficina “A Luz da criatividade de Carlos Paredes!” propõe a transformação da música do mestre da guitarra em cores, formas e emoções. Já no Edifício da Inquisição, a oficina “A Luz que nos Une!”, integrada no projeto Interreg Jewels Tour, convida à reflexão sobre a forma como o conhecimento da história ilumina o presente e inspira o futuro.
Visita encenada leva alunos à Coimbra medieval
No dia 10 de dezembro, às 10h30, realiza-se a visita encenada “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, na Torre de Almedina. Dirigida ao pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, a iniciativa recorre ao teatro para explorar a cidade medieval, os seus mecanismos de defesa e o quotidiano da época. Esta visita integra um programa regular que decorre na segunda quarta-feira de cada mês.
Programação para o público geral cruza história, património e literatura
A programação de dezembro inclui também diferentes propostas para o público geral. No dia 2 de dezembro, às 10h30, realiza-se um percurso pedonal pela desaparecida muralha de Coimbra, com início na Torre de Almedina, permitindo uma leitura da antiga estrutura defensiva da cidade.
No dia 18 de dezembro, às 18h00, o Edifício da Inquisição acolhe a apresentação do livro “Uriel da Costa | O Exílio da Verdade”, de Marcos Bazmandegan, com nota de abertura por Saul Gomes. A iniciativa integra-se no Interreg Jewels Tour e não requer inscrição.
Já no dia 20 de dezembro, às 15h30, tem lugar uma visita acompanhada à exposição “Judeus de Coimbra | Da tolerância à perseguição | Memórias e materialidades”, também no Edifício da Inquisição, igualmente integrada no Interreg Jewels Tour, com inscrição obrigatória até 18 de dezembro.
Inscrições e condições de participação
As atividades do Programa de Natal 2025 do MMC e as visitas acompanhadas requerem inscrição prévia, que deve ser efetuada através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. A visita encenada “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra” tem inscrição própria, através do telefone 239 833 771.
O Museu Municipal de Coimbra não aceita inscrições individuais, recebendo apenas grupos com um mínimo de cinco participantes, sendo o adulto responsável pela marcação também responsável pelo acompanhamento do grupo durante a atividade.
Entrada gratuita no quarto sábado do mês
No dia 27 de dezembro, quarto sábado do mês, a entrada será gratuita em todos os núcleos do Museu Municipal de Coimbra, nos respetivos horários, promovendo o acesso alargado ao património e às atividades culturais do concelho.