Pontos nos iii - Science Beer Talks - Pequenos gigantes: plantas, micróbios e saúde humana

Investigadora no Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra, onde co-coordena a linha de investigação “One Health”, dedicada ao estudo das interfaces entre saúde ambiental, saúde vegetal e saúde humana, Joana Cardoso da Costa é também diretora do Laboratório de Fitossanidade (FitoLab) do Instituto Pedro Nunes, onde coordena a área de Bacteriologia.
É responsável técnica desde 2016 pelo FitoLab como “Laboratório Oficial” designado pela DGAV, com ensaios acreditados pelo IPAC para deteção de organismos regulados. É perita nos painéis de Bacteriologia e de Diagnóstico e Qualidade da Organização Europeia e Mediterrânica para a Proteção das Plantas (EPPO).
A sua investigação foca-se na deteção, caracterização e vigilância epidemiológica de bactérias fitopatogénicas, como Xylella fastidiosa, Pseudomonas syringae e Xanthomonas sp., com aplicação no setor agroalimentar, incluindo o estudo do impacto destas doenças no microbioma vegetal e do solo, enquanto promotor de serviços e funções ecossistémicas essenciais à saúde dos agroecossistemas.
A investigadora coordenou projetos nacionais e internacionais, como o XylOut, Cultivar e o Grupo Operacional i9kiwi. integrou o Comité Estratégico da rede CYTED IBERXYFAS e liderou um grupo da Ação COST EuroXanth. Publicou extensivamente em revistas internacionais e tem contribuído para o desenvolvimento de metodologias moleculares e tipagens avançadas para diagnóstico fitossanitário.