We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

A Bela Adormecida

Preço:
10 euros
A Câmara Municipal de Coimbra e a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (FAJDC), com a colaboração da Escola de Dança E-Motion, uniram esforços para levar a cabo a coorganização de um espetáculo de dança, feito por jovens e para jovens, com o tema bem conhecido “A Bela Adormecida”, no Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF), no dia 24 de fevereiro de 2024, pelas 21h00.
"A Bela Adormecida" foi coreografada por Marius Petipa, com música de P. Tchaikovsky, apresentada pela primeira vez no teatro Mariinsky, na Rússia, em 1890. Foi o primeiro bailado de sucesso de Tchaikovsky e tornou-se um fenómeno na Rússia, sendo um dos ballets clássicos mais conhecidos e tendo sido esta obra considerada um casamento perfeito entre a música e a dança.
Este espetáculo terá também um cariz solidário pelo facto de a FAJDC ser uma Associação Juvenil com âmbito de atuação ao nível do Distrito de Coimbra, sendo um dos seus objetivos trazer ao Convento São Francisco jovens de outros concelhos do distrito que raramente têm a oportunidade de assistir e participar neste tipo de eventos.

Os bilhetes para o espetáculo encontram-se à venda em:
https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/135763-a_bela_adormecida-convento_sao_francisco/

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00), através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt

SINOPSE
O bailado teve sua estreia no Teatro Mariinsky em São Petersburgo, em 1980, com música de Tchaikovsky e coreografia de Petipa, tendo sido considerado um marco da cultura russa do século XIX. O prólogo conta como foi o batizado da princesa Aurora. O rei e a rainha Florência convidaram todas as fadas para serem as madrinhas do batizado de sua filha recém-nascida, Aurora. Enquanto as fadas oferecem seus presentes à bebé, um trovão anuncia a chegada da terrível fada Carabosse, que o mestre de cerimónias se esqueceu de incluir na lista de convidados. Ofendida, Carabosse anuncia que também irá dar um presente à bebé: quando completar 16 anos, ela ir-se-ia picar com uma agulha no dedo e então mergulhará num sono eterno. Felizmente uma das fadas, a lilás, ainda não tinha dado o seu presente e então contraria Carabosse, prometendo que Aurora apenas cairá num sono que durará cem anos. Como precaução, a rainha proíbe todos os objetos aguçados no seu reino.

O primeiro ato trata do 16º aniversário da princesa. No dia em que a princesa Aurora completa 16 anos, a corte reúne-se e os camponeses e as crianças dançam. Entra em cena uma velha que oferece um ramo de rosas. Aurora aceita o presente e, durante a dança pica-se num dedo, desmaiando. Neste momento, a velha tira o seu disfarce e revela ser Carabosse, a fada má, exultante por ter se cumprido o seu feitiço. Mas de imediato surge a fada lilás para reafirmar também a sua promessa. Um véu cai sobre a cena e cresce uma floresta mágica para esconder o castelo, o reino e todos os seus arredores. Entretanto chegamos ao II ato: a Fada Lilás dança com as suas amigas na floresta até que tem uma visão: a princesa Aurora passados 100 anos. Imediatamente afasta-se do seu grupo, e ruma até ao castelo, despertando Aurora. Iniciamos o III e último ato, que é a celebração por o bem ter vencido o mal e tudo ter tido um final feliz. Todos são convidados para dançar no castelo, inclusive as pedras preciosas que exaltam a princesa.

FICHA ARTÍSTICA
Coorganização: Município de Coimbra e Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra
Adaptação e encenação: Inês de Castro
Desenho dos figurinos: Inês de Castro
Intérpretes: Escola de Dança E-Motion
Luz e som: Técnicos do CSF + Filipe Carvalho
Design do cartaz e folha de sala: Inês de Castro
Assistente de produção: Nuno Semedo
Coaching de variações: Maria Inês Paiva
Assistente de figurinos e acessórios: Mimi Castro Silva
Música: P. Tchaikovsky