Os instrumentos do Instituto do Rádio da Universidade de Coimbra | Semana da Ciência e da Tecnologia 2024
A partir do dia 21 de novembro de 2024, quinta-feira, o RÓMULO e o CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra convidam toda a comunidade a visitar a mostra de Instrumentos do Instituto do Rádio da Universidade de Coimbra, organizada por Gilberto Pereira. É uma atividade inserida na Semana da Ciência e da Tecnologia 2024 e nas celebrações do nosso 16.º aniversário, vindo acompanhada de uma palestra no mesmo dia às 17h no RÓMULO (mais informações neste link).
A exposição estará situada no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, uma parte no piso 0 ao lado da entrada do RÓMULO e outra parte no piso 2 ao subir as escadas a partir da entrada do edifício.
Descrição: O Instituto do Rádio da Universidade de Coimbra foi criado em 1926 por iniciativa de Mário Silva (1901-1977), director do Laboratório de Física (entre 1931 e 1947). Mário Silva foi o primeiro português a realizar o doutoramento no Instituto do Rádio de Paris (1929), liderado por Marie Curie. O seu propósito era recriar em Coimbra a instituição francesa, com duas secções: uma dedicada a investigação em Física Nuclear, e outra para as aplicações da radiação em medicina. Porém, a falta de financiamento permanente e a não homologação por decreto-lei deste instituto, não permitiram a sua continuidade.
Nesta mostra encontram-se expostos alguns dos instrumentos adquiridos para os estudos sobre radioactividade. Na sua grande maioria foram construídos pela casa Charles Beaudouin (1875-1935), construtor que trabalhou em parceria com o casal Curie e com o Instituto do Rádio de Paris.