We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

31.ª Edição Festival Caminhos

15 Nov
-
22 Nov
Vários locais
Cinema e audiovisual

O festival Caminhos acontece de 15 a 22 de novembro, em Coimbra, com 63 sessões e mais de 120 filmes em exibição, na 31.ª edição de um certame que procura tomar o pulso ao cinema português. O festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.


Na seleção competitiva dedicada inteiramente ao cinema português, estarão presentes alguns filmes que passaram por grandes festivais internacionais, como a versão integral de “O Riso e a Faca”, de Pedro Pinho, “As Estações”, de Maureen Fazendeiro, “Duas Vezes João Liberada”, de Paula Tomás Marques, e “Entroncamento”, de Pedro Cabeleira, anunciou a organização, em conferência de imprensa, realizada na sexta-feira, 24 de outubro.


Nesta seleção, intitulada “Caminhos”, que terá como palco o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), passam ainda os filmes “Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar”, de José Filipe Costa, “Kora”, de Cláudia Varejão, “A Memória do Cheiro das Coisas”, de António Ferreira, e “Orlando Pantera”, de Catarina Alves Costa, entre outros.


Na secção “Outros Olhares”, serão exibidas, entre outras obras, “Good Little Girls”, de João Botelho, “Ouro e Cinza”, de Salomé Lamas, e “Fuck the Polis”, de Rita Azevedo Gomes.


A sessão de abertura, que vai decorrer no Convento São Francisco (CSF), irá fazer um convite aos participantes para revisitar vários momentos do cinema através da gastronomia. Já o encerramento, também no CSF, terá uma cerimónia reformulada, com um jantar volante e a atuação de uma banda, que se espera que possa criar uma “maior proximidade”, explicou o diretor do festival, Tiago Santos.


O festival terá também extensões em Penacova, Mealhada e Lisboa, esperando, no futuro, reforçar a sua presença na região Centro, mas chegar também à Madeira e aos Açores, acrescentou Tiago Santos.


Na secção dedicada aos filmes criados em contexto académico, as sessões decorrem na Casa do Cinema de Coimbra e estarão divididas por temas, como família, arquivo, vícios, lutos ou atualidade política.


Programação em: https://www.caminhos.info



LUSA / CM de Coimbra