We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

“Montra das Artes & Ofícios” regressa à Baixa no próximo domingo

Mercados, Festas, Feiras e Romarias
Preço:
Entrada livre
A “Montra das Artes & Ofícios” está de regresso à Baixa da cidade no próximo domingo, dia 21 de abril, das 9h00 às 19h00. A iniciativa, que promove o património material e imaterial da cidade e da região, na vertente do artesanato, acolherá 25 expositores, nas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz. Entre as 10h00 e as 12h00 haverá uma oficina de brinquedos tradicionais dirigida a famílias e às 15h00 uma arruada pelo grupo de concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara.

A “Montra das Artes & Ofícios” traz à Baixa de Coimbra, no próximo domingo, 25 expositores. Das 9h00 às 19h00, os visitantes poderão apreciar produtos ligados às artes e aos ofícios, descobrindo o património através da arte de criar objetos feitos à mão, com oportunidade de observação de trabalho ao vivo, que demonstrará as diferentes fases de execução de uma peça artesanal, com assinatura do artesão.

O evento integrará diferentes áreas de artesanato tradicionais, como a cerâmica, a tanoaria, os trabalhos em couro, a tecelagem de Almalaguês, a loiça de Coimbra ou os utensílios em madeira, um repertório artesanal que se cruzará com uma vertente artística contemporânea, através da criação de produtos originais exibidos por novos criadores, seja no campo da ilustração, do design ou da joalharia.

No intuito de envolver o tecido associativo do concelho nesta iniciativa de rua dando, assim, oportunidade de o Município mostrar, no espaço público, a diversidade de associações de que o seu território dispõe, esta edição do evento integrará a participação da Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro e da Alcancemelodias – Associação de Concertinas.

Assim, das 10h00 às 12h00, caberá à Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro, em representação do Museu – Escola do Brinquedo Tradicional Popular (Loureiro – Cernache) dinamizar uma oficina de brinquedos tradicionais, dirigida a famílias. A partir das 15h00, haverá lugar a uma arruada, no eixo Largo da Portagem/Praça 8 de Maio, a cargo do grupo Foles e Cantorias de Santa Clara, que integra a Alcancemelodias – Associação de Concertinas.

A iniciativa, organizada pela CM de Coimbra, tem como entidades parceiras a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.

A adesão à Montra das Artes & Ofícios, cumpridos previamente os requisitos de participação, requer um processo de inscrição, através de formulário disponibilizado pelos serviços municipais (Departamento de Cultura e Turismo/Divisão de Cultura). Quaisquer informações adicionais podem ser solicitadas para o endereço eletrónico cultura@cm-coimbra.pt ou através do contacto telefónico 239857507.

As próximas edições do evento vão acontecer a 19 de maio, 16 de junho, 21 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 20 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro.
Sessões passadas
21 Abr09:00
-
19:00
ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz