100PAREDES

No contexto do centenário do nascimento de Carlos Paredes, o projeto 100PAREDES sob a direção artística e musical dos artistas de Coimbra Bruno Costa e André Varandas afirma-se como uma homenagem profunda e contemporânea a uma das figuras maiores da música portuguesa, elevando a Guitarra Portuguesa enquanto património identitário de Coimbra e linguagem universal. Em diálogo com a criação artística, a memória e a projeção internacional da cultura portuguesa, o projeto cruza tradição e modernidade, convocando a multidisciplinaridade música, teatro, dança, multimédia e uma forte participação artística comunitária.
Este concerto especial contará com a participação de convidados de exceção: o fadista Camané, uma das vozes mais marcantes do fado contemporâneo; o pianista Mário Laginha, referência incontornável do jazz e da música erudita portuguesa; e o músico e ator açoriano Zeca Medeiros, cuja presença acrescenta uma dimensão poética e atlântica a esta celebração.
O concerto 100PAREDES propõe uma leitura orquestral da obra e do legado de Carlos Paredes sob a direção do maestro Artur Pinho Maria e Arranjos do conceituado compositor brasileiro Rodrigo Morte, num encontro entre a Guitarra Portuguesa, orquestra e coro e as mais diversas disciplinas artísticas. afirmando Coimbra — e a sua universidade — como ponto de encontro entre passado, presente e futuro.
Este espetáculo integra a PAREDES EXPERIENCE WORLD TOUR, iniciativa apoiada pela Universidade de Coimbra e Governo Português, através do protocolo entre o Ministério da Cultura , Juventude e Desporto e a EGEAC , Museu do Fado Lisboa Cultura, Fundação Oriente, e Instituto Camões.
Um percurso nacional e internacional que levou a Guitarra Portuguesa a mais de 15 países e conta com mais de 100 iniciativas realizadas em território nacional, assumindo-se como projeto embaixador de Coimbra e da cultura portuguesa no mundo.