We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Reminiscência

Performance
Público:
M/6
Preço:
€8 €6 estudantes / maiores de 65 anos / grupos (mínimo 10 pessoas) / desempregados / profissionais de artes performativas e de música - Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt
Este espetáculo está integrado na programação da 4ª edição do Festival e Laboratório Internacional de Artes Performativas Linha de Fuga 2024. Ao longo do mês de novembro, Linha de Fuga apresenta uma programação de espetáculos, performances, conversas e workshops que propõe "Enfrentar medos” como forma de chegar a uma sociedade mais harmoniosa e justa. Mais informações: www.linhadefuga.pt

Através do uso delicado e sedutor das plataformas digitais, Malicho escava na sua biografia pessoal e, ao mesmo tempo, na biografia da cidade de Santiago do Chile, numa memória recente dos seus tumultos e, simultaneamente, nas cicatrizes profundas da sua história social e política. Um espetáculo que coloca o foco em lugares mágicos e singulares, revelando uma topografia emocional, uma relação com a cidade que para cada pessoa é sempre diferente, mas na qual inevitavelmente nos encontramos.
Em "Reminiscência” instala-se uma marca de investigação própria e única, como uma aposta num novo género, onde encontramos um ensaio documental biográfico muito sensível, ao mesmo tempo político e íntimo. O que acontecerá às nossas pegadas quando já não estivermos aqui? Ficarão as nossas vozes nas ruas, guardadas numa pasta em memória externa? Que relato de nós contará o Google quando já não existirmos? Será possível voltar a encontrar-nos, a tocar-nos, a evocar juntos a realidade que queremos?
Esta é uma peça que trabalha a memória pública e privada. Malicho recorre à perda de memória da sua avó para fazer o paralelismo com as perdas de memória da sociedade, e de quão importante é não deixar de ter fé na nossa capacidade de resistência, na importância do afeto e de estar juntos.
Considerada pelo Círculo de Críticos de Arte do Chile como a melhor criação de 2020, foi apresentada em festivais na Argentina, Suíça, Brasil, Equador e Espanha.


Ficha Artística/Técnica
Produção, direção e dramaturgia: Malicho Vaca Valenzuela
Interpretação: Rosa Alfaro, Malicho Vaca Valenzuela e Lindor Valenzuela
Som: Raimundo Stevenson
Assistência de direção, produção e tour manager: Ébana Garín Corone
Acompanhamento técnico em digressão: Roni Isola
Produção: Le Insolente Teatre
Coprodução: Matucana 100 Santiago, Chile.
Sessões passadas
09 Nov19:00
-
20:00
Convento São Francisco