[DANÇA | OFICINA] Olhar e reinvenção: oficina de danças populares brasileiras | ROSANE ALMEIDA

Assimilação e recriação de passos, movimentos e procedimentos coreográficos oriundos de manifestações populares brasileiras como o Cavalo-marinho, o Coco e o Caboclinho, na perspectiva de serem utilizados em variados e novos contextos, tanto no campo da educação quanto no da arte.
Os encontros contemplarão também aspectos históricos e teóricos sobre a formação e o desenvolvimento das danças populares brasileiras.
DANÇA | OFICINA
Olhar e reinvenção: oficina de danças populares brasileiras
ROSANE ALMEIDA
27 a 29 de Outubro de 2025
segunda, terça e quarta-feira, 20h30 – 23h00
> Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra
> M/16 > 7,5 horas > 30€
co-org. Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra
no âmbito da Mostra Galiza Coimbra 2025
co-org. Cena Lusófona
FICHA DE INSCRIÇÃO
Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / marianabanaco@aescoladanoite.pt
Bilheteira online
ROSANE ALMEIDA
Rosane Almeida tem como base de formação artística a prática do teatro, das danças populares brasileiras e das artes do circo.
Entre os anos 1983 e 1990 realizou cursos na Escola Superior das Artes do Circo em Châlons-sur-Marne, na França, na Scuola e Teatro Dimitri em Verscio, Suíça, e na Escola Picadeiro, em São Paulo.
Em 1992, junto com Antonio Nóbrega, fundou o Instituto Brincante, sediado em São Paulo.
Também em parceria com Antonio Nóbrega, criou e actuou nos espetáculos Brincante, Segundas Histórias, Na Pancada do Ganzá, Madeira que Cupim Não Rói, Marco do Meio-Dia, Nove de Frevereiro, entre outros.
Em 2004, criou o espectáculo a solo A Mais Bela História de Adeodata, cujo texto foi publicado pela editora Salamandra. Em 2012, criou e dirigiu o espectáculo Amado, e, em 2019, publicou, pela editora FTD, o livro infantil Cumarim a Pimenta do Reino.