Encontros Mágicos

Coimbra recebe, de 16 a 21 de setembro, a 29.ª edição dos Encontros Mágicos, o mais antigo festival de magia
realizado em Portugal. Durante seis dias, mais de uma dezena de artistas vai mostrar a arte de criar ilusões nas ruas e nas praças do centro urbano, em quatro freguesias do concelho, no Hospital Pediátrico e no Estabelecimento Prisional de Coimbra. O Convento São Francisco acolhe, como é já habitual, as duas galas internacionais de magia e aulas dirigidas ao público infantojuvenil.
O formato desta 29.ª edição dos Encontros Mágicos divide-se por cinco linhas de ação: Magia de Rua (nas ruas, praças e jardins do centro urbano); Magia na Região (em quatro localidades das freguesias de Eiras, Brasfemes, Torres do Mondego e Trouxemil); Escola de Magia (com aulas a cargo de Paulino Gil, dirigidas ao público infantojuvenil, incluindo uma aula que terá a participação de crianças e jovens que frequentam a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento do Autismo - APPDA); Magia Solidária (no Hospital Pediátrico e pelo Estabelecimento Prisional) e as Galas Internacionais de Magia, que decorrerão no Grande Auditório do Convento São Francisco, nos dias 19 e 20 de setembro.
A Magia de Rua vai marcar presença diária, de terça a domingo, em diferentes espaços do centro urbano, com sessões às 10h30, 12h00, 15h00 e 18h00, em locais como a Praça 8 de Maio, a Praça do Comércio, a Rua Ferreira Borges, a Rua Visconde da Luz, o Largo da Portagem, a Avenida Dom Sesnando Davides, Largo da Portagem, Praça das Bandeiras do Convento São Francisco e o Parque Linear do Vale das Flores. Entre os artistas convidados estão Ben Woodward (Inglaterra), Billy Kidd (Canadá), Daba & Cielo (Argentina), Flip Mattia (Itália), Pepe Lirrojo (Espanha), Steve Faulkner (Inglaterra) e Zé Mágico (Portugal).
Já a Magia na Região, que garante desde 2015 o caráter descentralizador do festival, leva espetáculos a quatro freguesias fora do centro urbano. As apresentações realizam-se nas Torres do Mondego, no adro da junta de freguesia (17, às 18h00), em Trouxemil, no Largo 5 de Outubro (18, às 15h00), em Eiras, na Mata do Loreto (19, às 15h00), e em Brasfemes, no Largo Marcelino Ivo de Vasconcelos (20, às 15h00).
A vertente Magia Solidária regressa com atuações no Hospital Pediátrico de Coimbra, no dia 16, às 14h30, e no Estabelecimento Prisional de Coimbra, no dia 17, às 15h00.
Já a Escola de Magia, integrada no serviço educativo do festival há uma década, volta ao Convento São Francisco com aulas conduzidas pelo espanhol Paulino Gil e dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos. As sessões decorrem de terça a sexta-feira às 18h00 e no sábado às 10h30, são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia (239 857 191 ou bilheteira@coimbraconvento.pt) e limitadas a 20 participantes por turma. O programa inclui, ainda, uma aula especial dedicada a crianças e jovens da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento do Autismo, no dia 17, às 15h00.
As Galas Internacionais de Magia, apresentadas por Luís de Matos, realizam-se nos dias 19 e 20 de setembro, às 21h30, no Grande Auditório do Convento São Francisco, com atuações de Lucas Kaminski (Alemanha), Manolo y Mindanguillo (Espanha), Maurice Grange (Bélgica), Mind 2 Mind (dupla dos Emirados Árabes Unidos) e Read Chang (Coreia do Sul). Os bilhetes estão à venda na Ticketline e na bilheteira do Convento São Francisco, aberta diariamente das 15h00 às 20h00.
O festival encerra no domingo, dia 21 de setembro, às 11h00, com um espetáculo coletivo no Parque Linear do Vale das Flores, que junta todos os mágicos participantes como já é tradição. Caso as condições meteorológicas não o permitam, o encerramento terá lugar na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco.
Consulte a programação completa.