We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Festas da Cidade 2025

04 Jul
-
13 Jul
Vários locais
Público:
Todos os públicos
Preço:
Entrada livre
Coimbra vai estar em festa durante 10 dias, com um evento cuja programação integra várias dezenas de iniciativas, num conceito que visa homenagear a cidade e os seus habitantes, celebrando espaços emblemáticos e patrimoniais, projetos artísticos, culturais e desportivos. As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2025 decorrem entre 4 e 13 de julho, em vários espaços da cidade, e contam com uma programação eclética e abrangente, capaz de atrair pessoas de todas as idades, que evidencia as potencialidades de Coimbra enquanto cidade de eventos, cruza estilos e tendências, projetos e iniciativas, e uma diversidade de propostas, espaços e públicos.

O cartaz musical é um dos pontos altos do programa. O destaque da programação vai para o concerto de Xutos & Pontapés, no dia 5 de julho, às 22h00, no recinto da Feira Popular de Coimbra, na Praça da Canção. O programa inclui, ainda, um concerto de Beatriz Rosário, no dia 9 de julho, às 21h30, no Jardim da Sereia; a Serenata dos Antigos Estudante, no dia 10 de julho, às 22h00, na Sé Nova; um concerto de Eric Bonillo, que vai interpretar temas de Carlos Santana, no dia 11 de julho, às 21h30, no Jardim da Sereia; The Lucky Duckies, no dia 12 de julho, às 21h30, no Jardim da Sereia; e a fechar a programação, a Estudantina Universitária de Coimbra, no dia 13 de julho, às 21h30, também no Jardim da Sereia.

“Os cabeças de cartaz vão ser os Xutos & Pontapés, que vão atuar na Feira Popular, integrados no programa das Festas da Cidade, demonstrando esta comunhão de esforços e sinergias entre os dois lados do rio Mondego, porque o rio une-nos e todos estamos a trabalhar em conjunto para que sejam as Festas da Cidade mais grandiosas de sempre, com um investimento de 260 mil euros, dois momentos de fogos de artifícios, entradas totalmente gratuitas e dois palcos essenciais, no Jardim da Sereia, na Feira Popular”, afirmou o presidente da Câmara, José Manuel Silva, deixando, ainda, uma referência à Serenata Monumental dos Antigos Estudantes, que vai decorrer no Largo da Sé Nova.

Também este ano, a CM de Coimbra volta a dar relevo à produção musical local. Prova disso é o número de artistas que irão atuar nas Festas da Cidade, numa clara aposta do executivo municipal nos projetos artísticos locais.

A programação das Festas da Cidade de Coimbra é, este ano, muito mais do que o habitual, integrando ainda a Feira Popular, a Feira de Artesanato Urbano, o Festival de Insufláveis – Mondego Vibe, dois espetáculos de fogo de artifício, iluminação festiva e, como não podia deixar de ser, as cerimónias oficiais comemorativas do Dia da Cidade de Coimbra, que se celebra a 4 de julho. Da programação paralela, que tem início a 2 de julho e se estende até ao final do verão, o destaque vai para o concerto da Orquestra Ligeira do Exército – Comemorações do Dia da Brigada de Intervenção, a decorrer no Convento São Francisco.

Na componente religiosa, e apesar de ser um ano ímpar, teremos as habituais procissões solenes em virtude da comemoração dos 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel: nos dias 10 de julho (Procissão da Penitência) e 13 de julho (Procissão Solene). “Este ano, apesar de ser ano ímpar, “vai ser um ano muito importante para a Rainha Santa, que comemora diversas datas muito significativas. E por isso vamos ter procissões, a exposição da mão da Rainha Santa e vamos ter os Casamentos da Rainha Santa. São momentos solenes de uma comunhão entre as festas civis e as festas religiosas, em honra da nossa padroeira, como não podia deixar de ser”, acrescentou, ainda, José Manuel Silva.

Os espetáculos de fogo de artifício acontecem no rio Mondego, nos dias 4 de julho (00h00) e a 10 de julho (22h30). A iluminação festiva tem lugar entre 2 a 13 de julho (das 20h00 às 1h00, de segunda a sexta-feira, e até 2h00 ao fim de semana) em várias artérias da cidade.

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel são uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, sendo a Confraria da Rainha Santa Isabel responsável pela realização da componente religiosa do programa.