We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

50 Vezes Abril: Ainda há História para Contar?

02 Mar10:00
-
30 Jun18:00
Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça
Exposições

50 anos depois, estão em curso diversas exposições e atividades a propósito da revolução que devolveu a liberdade ao povo português. Consciente de que há sempre algo mais para contar, esta exposição pretende dedicar a sua atenção, através de uma narrativa imersiva, a alguns momentos menos conhecidos ou menos explorados do período da história portuguesa entre 1973 e 1975. Num discurso pensado para crianças e jovens, esta exposição procura, assim, proporcionar uma viagem pela descoberta e pela aventura de procurar referências menos evidentes, mas que assumem também importância no desenrolar do processo de democratização do país. Descobrir essas histórias ainda por contar será o mote de um circuito que ligará o passado ao presente, através de 50 objetos, e proporcionará a todos os participantes a possibilidade de compreender que há sempre algo mais a conhecer sobre o período revolucionário português.



O período do 25 de Abril de 1974 é uma parte essencial da História de Portugal, tendo marcado a transição de uma ditadura para o regime democrático. Embora possa parecer distante para as gerações mais jovens, é uma história cheia de emoções, lutas e triunfos que merece ser entendida e lembrada. A exposição busca conectar os jovens exploradores a esse passado por meio de abordagens pedagógicas e narrativas envolventes.



A exposição "50 Vezes Abril" é uma jornada única no tempo, especialmente projetada para jovens exploradores com idades entre os 6 e os 16 anos.

Nesta exposição didático-pedagógica, convidaremos os visitantes a embarcarem em uma emocionante viagem ao passado para entenderem os acontecimentos marcantes que moldaram a História de Portugal há 50 anos.



Para além desta exposição, e em estreita articulação com o Centro de Documentação 25 de Abril e com a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, serão também produzidos materiais pedagógicos, integrados nas Aprendizagens Essenciais, e organizados workshops para professores e «diálogos intergeracionais» que possibilitem aos mais jovens o contacto com uma história «com gente dentro».



Organização

CESUCA - Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça



Parceiros

Reitoria da Universidade de Coimbra

BGUC - Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

CD25ABRIL - Centro de Documentação 25 de Abril