We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

"Dar a Ouvir o Som de Todas as Coisas"

Preço:
Entrada Livre
Entre 18 de julho e 1 de setembro, Coimbra convida todos a participar no "Dar a Ouvir", um evento artístico que foca a escuta atenta do mundo. O evento contará com a presença de artistas do Brasil, Eslovénia, Espanha, Portugal e Suécia, cujos trabalhos exploram o vasto campo da investigação artística e académica em torno do som.

Destaques do evento:

- Exposição "A Natureza não reza" de Gil Delindro:
Primeira grande exposição individual em Coimbra do artista premiado internacionalmente, Gil Delindro. Misturando elementos orgânicos e captações sonoras de paisagens adversas, a exposição convida a refletir sobre a comunicação não-humana.

- Residência artística de Petra Kapš:
A artista sonora eslovena apresentará o resultado da sua residência artística na Aldeia do Xisto da Cerdeira, na Serra da Lousã. Especializada em geo-acústica, Petra Kapš explora a memória e a percepção através do som.

- Parceria com a Fundación Cerezales Antonino y Cinia:
A dupla Raquel G. Ibáñez e Ignacio Martínez trará a criação "Invoca Vento", recentemente estreada em Espanha.

- Instalação interativa MS02 (Mobiliário Sonoro 02):
Uma instalação que permite a descoberta e interpretação de sons do Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra. Apresentado sob a forma de um armário, o MS02 proporciona uma exploração artística, lúdica e educativa do arquivo.

- Concertos:
- Mbé & Lcuas (Brasil): Projeto "Mimosa", que resgata a sonoridade e o movimento dos corpos negros brasileiros.
- Cinemascope (Suécia): Trio liderado por Nils Berg apresenta o cine-concerto "Basilicata Dreaming", uma interação ao vivo com gravações de campo feitas na região italiana de Basilicata.

- Projeto "Mil Pássaros":
Uma colaboração da Companhia de Música Teatral com educadoras, auxiliares e crianças de jardins de infância de Coimbra. A instalação "Mil Pássaros" é uma "murmuração" visual e sonora de pássaros de papel, símbolo de paz e felicidade, segundo a tradição japonesa.

Locais:
- Convento São Francisco
- Salão Brazil

Este evento, organizado pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro e pelo Convento São Francisco / Câmara Municipal de Coimbra, promete uma experiência rica e diversificada, unindo as margens culturais da cidade através de exposições, concertos, conversas, oficinas e performances sonoras.