O Associativismo em Ciência e a sua expressão na Química | J. Simões Redinha | Imprensa da Universidade no Rómulo
No dia 10 de dezembro de 2024, terça-feira, às 17h30, realiza-se no RÓMULO uma nova sessão informativa, inserida no tema “Livros da Imprensa no Rómulo”. Esta sessão, que contará com a apresentação dos ilustres Victor Lobo e Décio Martins, focar-se-á na análise da influente obra O Associativismo em Ciência e a sua expressão na Química, de J. Simões Redinha, Prof. Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Convidamos a comunidade académica e o público em geral a participar nesta sessão informativa e a explorar a importância do associativismo científico na Química e nas instituições científicas portuguesas.
Sobre a obra:
A Renascença italiana despertou no homem uma nova maneira de conhecer a natureza. A Revolução Científica que operou ficou assinalada no século XIX por dois factos que a completaram: compartimentação da ciência em áreas de especialidade e participação empenhada da universidade na construção do edifício para o conhecimento. Nesta evolução assumiu ainda papel determinante o associativismo científico extrauniversitário. Neste livro perspetiva-se este associativismo com particular enfoque na Química e nas instituições científicas portuguesas.
Sobre o autor:
J. Simões Redinha - Professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, no Departamento de Química da FCTUC, fez o seu percurso académico na Universidade de Coimbra e doutorou-se em 1958 no Imperial College de Londres, na especialidade de Termodinâmica Química. Contribuiu para o estabelecimento da Química na Universidade de Lourenço Marques, em Moçambique, cujos laboratórios equipou e dirigiu. Foi responsável pela introdução e arranque dos cursos de licenciatura em Engenharia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, na qualidade de seu primeiro Diretor, tendo ocupado idêntico lugar na Faculdade de Ciências, que a antecedeu. Desempenhou, diversas vezes, o cargo de Presidente do Departamento de Química e da sua Comissão Científica.
Executou ainda funções na EURATOM e na EUROCHEM, tendo sido responsável pela criação e direção de estruturas formais para ligação da Universidade de Coimbra à indústria. Publicou mais de 80 artigos científicos e orientou 25 teses de pós-graduação em Coimbra. É membro da Academia das Ciências desde 1979. A sua área de investigação científica tem sido direcionada para o estudo das interações moleculares e iónicas, principalmente em soluções aquosas, e os seus efeitos energéticos, quer no domínio experimental, quer na interpretação teórica e físico-química.
Imprensa da Universidade de Coimbra