We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Concurso Nacional “Ser escritor é cool”

Preço:
Entrada livre
A Casa Municipal da Cultura acolhe na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 14h30, a entrega dos prémios 2023/24 do concurso nacional “Ser escritor é cool”, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. “Ser escritor é cool” tem como objetivo promover a leitura e a escrita, com recurso aos media, junto de alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico (EB) e Ensino Secundário. O primeiro lugar do prémio referente ao 2º ciclo do EB veio para Coimbra e foi conseguido pelos alunos do Agrupamento de Escolas (AE) Eugénio de Castro, Guilherme Pereira da Costa António, Matilde Soares Azenha, Ricardo Saraiva dos Santos Ferreira e Tiago André Miranda Machado.

O programa de entrega dos prémios tem início às 14h30, na Sala Polivalente, com um momento poético musical. Esta iniciativa vai contar com a participação de alunos do AE Eugénio de Castro, que vão referir escritores que nasceram ou viveram em Coimbra, designadamente Camões (alunas do 9.º E vão ler o poema "Endechas a Bárbara escrava"), Eugénio de Castro (alunos do 3º C da EB Solum Sul vão ler "Epígrafe"), Eugénio de Andrade ("Urgentemente" vai ser lido por alunos do 7º D e 8º D) e António Gedeão ("Pedra Filosofal" vai ser dito por alunos do 5º, 6º e 7º anos).

De seguida, a abertura institucional é feita por Manuela Pargana Silva, da Rede de Bibliotecas Escolares, António Couceiro, diretor do AE Eugénio de Castro, e Francisco Queirós, vereador com o pelouro da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico da CM de Coimbra. Às 15h15, está prevista uma sessão performativa com a escritora conimbricense Alice Cardoso, intitulada “O meu nome é Esperança”.

De seguida, dois dos jurados do concurso – a escritora Maria Francisca Macedo e o editor de literatura infantojuvenil da Editorial Caminho, Manuel Meira – vão partilhar os seus testemunhos antes da entrega dos prémios, marcada para as 16h00, que, para além dos alunos de Coimbra, teve como vencedores no 1º ciclo Dinis José Mourato Trindade, Elana Sofia Martinho Ferreira, Francisco José Cotão Lourenço, Tomás Afonso Cesteiro Olival, do AE José Régio, Portalegre; no 3º ciclo, Ana Carolina Sousa Pereira, Carolina da Fonseca Monteiro, Miguel Baldaia Alcoforado do AE Nº 1 de Marco de Canaveses; e no Ensino Secundário, Diana Murug, da Escola Secundária D. João II, de Setúbal.

O programa termina com a partilha de um bolo oferecido pelo AE Eugénio de Castro, antecedido de Hino da Escola, um poema de Paulo Ilharco, poeta conimbricense, interpretado por alunos do 5º, 6º e 7º anos.